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Estar entre Tadashi Endo

Posted by Diana Magnavita on 19:09
O espetáculo “one-nine-for-seven” de Tadashi Endo é uma encantadora trajetória por sua própria vida, cujo título está relacionado com sua data de nascimento. Nessa obra o artista resgata angústias, sofrimentos e a relação entre a Europa e o Japão, assim como alegrias e tristezas do momento, do passado e do que pode a vir ser o futuro introduzindo a característica essencial da sua dança, o MA (estar entre as coisas), sempre presente como forma de expressar a todas as coisas que não podem ser vistas, apenas sentidas no íntimo, como é o caso dos sentimentos, vida e morte.
Tadashi aos 60 anos, não apenas um ator ou dançarino, um poeta, artista de corpo e alma, nos presenteia com uma obra poética entorno de si mesmo. Já se sabe que ele utiliza muito das suas experiências pessoais para montar seus espetáculos, além de ser responsável pela criação e concepção, ainda é responsável pelos desenhos de luz, assim como, dos figurinos.
O espetáculo se inicia, fazendo parecer que Tadashi brincava com a sua própria sombra distorcida, que associei com o clássico do cinema expressionista alemão, Nosferatu (1922), do diretor F. W. Murnau. A sombra crescia e parecia que viria a cobrir todo o espaço. Essa tensão se desfaz quando Tadashi anda de encontro a si mesmo e caminha para a coxia, que com a troca do foco de luz, faz parecer que a sombra dele deixou a coxia e seu corpo permanecia no palco, várias metáforas podem ser encontradas e diversas interpretações destas podem ser geradas.
É notável como existe uma transição muito rápida, como um jogo, entre alegria e tristeza trazidas em seus movimentos, expressões corporais e faciais, assim como pelas trilhas sonoras de Osamu Goto, Kronos-Quartett e Peter Tchaikovsky.
Uma das cenas, senão a mais interessante, onde Tadashi se depara com dois montes de pó branco, o mesmo usado para pintar o corpo, utilizado pelos bailarinos de Butoh para realçar melhor o tônus muscular, sempre muito evidentes. Esses montes, que ele desfaz batendo e esfregando pelo corpo, subindo, como poeira.
Quando uma vela é colocada sobre seu corpo, dando uma sensação que estava sendo velado, ou ainda, quando coloca em cena um galo de pelúcia, que arrancou risos e estranheza da platéia, quando tira de baixo da saia e o coloca no chão, enquanto o bicho emitia som, para em seguida dançar ao som de “Summer time” clássico do jazz, na voz de Janis Joplin, em uma versão despojada.
Ao finalizar, Endo foi recebido com uma cascata de aplausos e surpreendeu, ao aparecer simpático com um rascunho escrito em português, onde pedia emocionado, para que orássemos pelo Japão, especialmente, pelas crianças e agradeceu em português, inglês e Japonês. Por fim, o tumulto ao deixar o teatro, mas o silêncio reflexivo de uma obra, de um artista indescritível. De tirar o fôlego!


Diana Magnavita

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